top of page

Você sabia que Salvador já teve um Carnaval fora de época?

  • Foto do escritor: Digae Noticias
    Digae Noticias
  • 1 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

O farol folia foi um carnaval fora de época realizado em salvador entre 1998 e 2004. A festa começou a ser realizada nos segundos sábados de janeiro, após os trios serem proibidos de participar da lavagem do Bonfim por descaracterizar a tradição religiosa.

Antigamente trios pipocas desfilavam na lavagem do Bonfim, logo após o desfile das baianas. Artistas como Sarajane, Araketu, Cheiro de Amor e Banda Mel animavam

ree
Foto: Trio na lavagem do Bonfim de 1993 / Arquivo CORREIO

o público, e também aproveitavam o momento para testar as suas apostas para o carnaval, inclusive foi durante a lavagem de 1991, que a Banda Mel lançou "Prefixo de Verão", música do carnaval daquele mesmo ano e hino atemporal da maior festa de rua do mundo.





A festa aconteceu inicialmente no circuito barra/ondina e depois foi migrada para a orla da boca do rio. Com um formato mais organizado, os desfiles de trios que antigamente eram somente pipocas, passaram a ser realizados também, por uma junção dos blocos que desfilavam no carnaval. ex: cheiro/a barca, Cerveja e Cia/crocodilo e etc. Com um formato mais organizado, os desfiles de trios que antigamente eram somente pipocas, passaram a ser realizados também, por uma junção dos blocos que desfilavam no carnaval. ex: cheiro/a barca, Cerveja e Cia/crocodilo e etc.


Os abadas dos blocos que desfilavam no Farol Folia custavam entre R$ 60,00 e R$ 120,00 reais, e o evento teve algumas edições transmitidas pela TV Bandeirantes.



ree
Foto: farol folia 1998 / Arquivo paulo asa

O evento foi encerrado no ano de 2004 após diversas mudanças e reclamações de moradores. Apesar de os desfiles movimentarem a cidade, o evento perdeu força com o passar do tempo. segundo relatos, a festa pecava na organização e apresentava altos ÍNDICES de brigas e mortes, que somados com pressões políticas causaram a sua extinção.


O evento saiu da Barra após a associação de moradores realizar um abaixo assinado pra proibir a festa no local, alegando que a mesma atrapalhava o bairro, que em fevereiro já era “atrapalhado” por 6 dias, por causa do carnaval. Na Boca do Rio o evento também passou por modificações após reclamações de moradores.



Encontro de Claudia Leitte e Ivete Sangalo no farol folia em 2002 ultrapassou gerações e com certeza deve ser um dos momentos mais comentados da festa até os dias atuais!





Agradecimento: Como existem pouquíssimas informações sobre o evento na internet, a publicação dessa matéria só foi possível graças a memoria e acervo do nosso "Google do Axé", Paulo Asa. Obrigadooo, Paulo!






Comentários


bottom of page